Olá visitante, o nosso site encontra-se em desenvolvimento. Brevemente estará concluído, até já!

O Clube

Estimado(a) sócio(a) ou amigo(a) da Bicavalaria do Minho:

Aproxima-se mais um aniversário da Bicavalaria do Minho. O sétimo, desta feita, a festejar nos dias 22, 23 e 24 de Junho! Este ano mesmo “em cheio”, no momento mais alto das Festas da cidade, o S. João de Braga (24 de junho é feriado em Braga). O Programa do aniversário prevê ainda uma visita de cortesia, no sábado, à linda vila de Ponte de Lima. Sete anos em festa, sete anos sempre a crescer (inscreveu-se, há alguns dias atrás o sócio nº 275) mantendo sempre o espírito “art de vivre”. Neste ano de 2012 já realizamos a “Bênção das Mulinhas” em janeiro, em março comemoramos em Chaves o 3º aniversário da geminação com o Club 2cv Zamora, em Abril passeamo-nos na zona centro na “Rota das Aldeias do Xisto” e em maio entramos na “Rota dos Santuários do Minho”. Extra-calendário fomos a Esposende, ainda em maio, almoçar com um PÉnoRio. A comemoração do Centenário do “Circuito das Beiras e Serra da Estrella”, em meados de junho, em colaboração com dois clubes de clássicos de Braga, o atrás referido 7º Aniversário e o “Unir Gerações”, em julho, completam o ciclo de atividades de “antes das férias de verão”. Voltaremos aqui antes de entrar no ciclo “depois de férias de verão” para vos dar conta do que prevemos realizar até ao fim do ano de 2012.

Fernando Cardoso,
presidente da direção
E-mail: presidente@bicavalariadominho.com

HISTORIA

A Bicavalaria do Minho – Clube 2 CV e derivados, é uma associação recreativa, desportiva e cultural, sem fins lucrativos, que existe em Braga desde 29 de Junho de 2005. É constituída por amantes dos belos 2 CV (Dois Cavalos) da Citroen e seus derivados (Dyane, Mehari e Ami) e pretende ser um clube forte, dinâmico e representativo dos bicavalistas da região onde se insere. Tem como objectivos fomentar o convívio entre os possuidores de 2 CV e derivados, estimular a sua recuperação, conservação e divulgação, fazer a recolha, tratamento e divulgação de material documental e informático dos 2 CV e derivados e fazer o levantamento e registo destes carros existentes no Minho. Para além destes objectivos, pretende também a actual direcção estabelecer relações de amizade e cooperação com outros clubes 2 CV, bem como com os antigos e clássicos, sejam eles nacionais ou estrangeiros.

Surgiu esta associação de uma delegação em Braga do Clube 2 CV/Dyane de Portugal, com sede em Lisboa (Alfama) e que é o clube nacional mais antigo dedicado a um modelo automóvel (29 de Abril de 1982) e com mais sócios (cerca de 2.400). Esta delegação, que existiu durante dois anos (5 de Abril de 2003 a 9 de Maio de 2005), propôs dezenas de novos sócios para o clube nacional e gerou o movimento associativo que deu origem ao novo clube. Por razões de vária ordem, acabou esta delegação por se converter em clube autónomo, a “Bicavalaria do Minho” – Clube 2 CV e derivados que aprovou os seus estatutos, em Assembleia-geral, em 13 de Maio de 2005 (depois de duas reuniões preparatórias divulgadas pela imprensa regional – Diário do Minho e Correio do Minho), realizou escritura pública a 22 de Junho e elegeu os seus órgãos sociais a 29 do mesmo mês. Escolheu, também em Assembleia-geral, em 13 de Julho o seu logótipo, registou início de actividade nas Finanças de Braga em 14 de Julho e aprovou o seu Regulamento Interno em 10 de Outubro do mesmo ano. Em 29 de Novembro voltou a reunir em Assembleia-geral para aprovar o Calendário de Actividades para 2006. Um Calendário ambicioso (com uma actividade/mês) mas dinâmico e atractivo.

E nunca mais parou! Ainda em 2005, com o clube acabadinho de ser fundado, dois carros rumaram à Escócia, para estar presentes no 16º Encontro Mundial dos Amigos do 2cv, tendo percorrido cerca de 6.500 km. Em 2006 levou sete carros a Marrocos (4.500 km) e catorze a Finisterra, actividades que se destacaram num total de onze; em 2007 levou três carros à Suécia, ao 17º Encontro Mundial, tendo percorrido mais de 9.000 km, num total de dez actividades regionais; em 2008 organizou oito actividades internas e em 2009, para além dos três carros que teve na República Checa, no 18º Mundial, organizou já sete actividades e prepara ainda mais duas. Todos os anos comemora o seu Aniversario em Junho, integrado nas festas da cidade (Festas de S. João), tendo-se este encontro internacionalizado em 2008 com a presença de carros do club 2cv Zamora, clube com quem se geminou este ano de 2009 em cerimónia realizada em Vila Real. Longa vida para a Bicavalaria do Minho!